• Matheus Dantas

A VIDA E A HISTÓRIA DE MADAM C.J WALKER | 3 MOTIVOS PARA ASSISTIR

Atualizado: Jan 12

A minissérie da Netflix conta sobre Sarah Walker, a primeira mulher negra a ser milionária nos Estados Unidos, no início dos anos 1900, através de sua linha de produtos de beleza para mulheres negras. Após terminar, considerei ser bastante inspirador e decidi trazer 3 motivos, que também 3 temas presentes no seriado, para você assistir sem spoilers.

A vida e a história de Madam C.J Walker Motivos para assistir

Antes de tudo, sobre a minissérie

É retratado a vida de Sarah Walker, interpretada por Octavia Spencer, ao mostrar cenas rápidas da infância, os primeiros passos do lançamento dos seus produtos e algumas partes de sua vida pessoal. Assim vemos como seu legado foi construído, com o nome Madam C.J Walker.


São apenas 4 episódios, com duração em média de 40 a 50 minutos, bem dinâmicos e leves na maior parte do tempo para assistir. A série foi inspirada em sua biografia, cujo nome é On her own ground, escrito pela A’Leila Bundles, a trineta da Sarah.


Abaixo você pode conferir o trailer oficial:

Embora exista determinadas polêmicas envolvendo o seriado, já que algumas subtramas foram criadas para tornar a história mais interessante e não tenham acontecido de fato, A Vida e a História de Madam C.J Walker vale a pena pela inspiração e aprendizado com sua vida de forma geral.


1) Racismo


A minissérie se passa nas primeiras décadas de 1900 e a abolição da escravatura dos Estados Unidos havia acontecido em 1863. Os pais de Sarah eram escravos e ela foi a primeira de seis filhos a nascer livre, em 1867. Vemos algumas partes de sua infância e então o seu trabalho, já adulta, colhendo algodão e depois como lavadeira.


No início, ela trabalhava para Addie Monroe, uma mulher que a acolhe após uma situação complicada no casamento e a ajuda com um produto para calvície. Sarah achava que Addie a considerava uma amiga, mas na verdade era apenas vista como uma cliente, em troca das roupas lavadas.


Esse exemplo citado acontece no primeiro episódio, mas outras situações acontecem com Sarah e outros personagens. Ainda assim, ela procura ser uma voz e uma pessoa ativa na busca por uma vida melhor para eles, como expresso em uma das frases da série:


"Tenho um sonho de ajudar a melhorar a vida das mulheres negras" Madam C.J Walker

2) Empreendedorismo


Sarah, na minissérie, teve queda de cabelo e percebe que outras mulheres negras apresentavam os mesmos problemas. Ela, então, decide oferecer uma solução para elas ao vender um elixir capilar. Assim é possível acompanhar os passos que a personagem toma para abrir e expandir os negócios.


Entre tentativas, erros e acertos, a protagonista é ambiciosa e sonha grande. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, até mesmo ligadas às pessoas a sua volta, Sarah não limita os lugares aonde quer chegar e não mede esforços para fazer crescer sua empresa. Somos inspirados pela dedicação e persistência em correr atrás dos seus objetivos, como ela fala:


"Não sei como sonhei, mas não ia deixar nada me impedir" Madam C.J Walker

3) Mulheres na liderança


Como dona da empresa, Sarah é confrontada o tempo inteiro sobre ser a criadora e estar à frente do empreendimento. Tanto com a sociedade, quanto com o próprio marido, a protagonista precisa lutar constantemente para ganhar credibilidade e respeito.


"Parece que homens não ouvem uma boa ideia se não vier de outro homem" Madam C.J Walker

Entre outras coisas, vemos as negociações para expandir o empreendimento, as discussões sobre quem seria o rosto da empresa nas campanhas de divulgação. Mesmo com as dificuldades, tudo isso é compensado para ela depois se tornar (e isso não é um spoiler) a primeira mulher negra bilionária dos EUA, entrando para o Livros do Recordes.


Espero que dê uma chance para essa minissérie. Se você já assistiu, o que achou? Gostou? Me conte também se você gosta de obras como essa que você se sente inspirado quando termina.

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.


Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

166 visualizações1 comentário
 
google.com, pub-6502370055970501, DIRECT, f08c47fec0942fa0