• Matheus Dantas

FAÇA BOA ARTE E COMETA ERROS



Cometam INTERESSANTES, IMPRESSIOANTES, GLORIOSOS, FANTÁSTICOS, erros.


Essa é uma das coisas que Neil Gaiman fala em um discurso para uma Universidade de Artes na Filadélfia em 2012, que se transformou no livro da foto acima: Faça Boa Arte.


Eu li esse discurso no ano passado e já refiz essa leitura em 2021, pois Gaiman fala sobre seu trabalho com a arte e dá alguns conselhos aos formandos sobre sucesso e carreira, mas de formas não convencionais.


E não estou escrevendo isso apenas porque sou recém-formado, mas porque vale a pena conhecer e ouvir o que Gaiman tem a dizer aqui. Ele é o escritor de Sandman, Deuses Americanos e Coraline.


Logo na primeira parte do livro, ele aponta que no início de um trabalho de um arte


Você não tem a menor ideia do que está fazendo.


E claro, só consigo pensar na quantidade de vezes que meus amigos e eu falamos "o que estamos fazendo da vida?".


Mas que isso é bastante positivo, pois não se fica preso às regras do que é possível e impossível ~poético.


Gaiman compartilha também um pouco sobre sua trajetória e traz alguns pontos interessantes como o fato de precisarmos lidar com os "nãos" e os fracassos. Afinal, muitas vezes o sucesso chega após uma sequência de coisas que deram errado. Você já ficou mal por algo não ter saído como queria?


Além disso, na vida profissional (na vida de forma geral) você pode acabar errando diversas vezes, mas isso significa que está fazendo alguma coisa e você tirar proveito disso com algum aprendizado - ainda que você se sinta como no meme "aprendi, mas preferia ter ficado burra". É daí que surge a frase do início desse texto.


O melhor conselho está muito presente no filme no Soul e, para despertar a curiosidade, deixo que procurem o discurso na internet ou comprem o livro (essa edição da foto você encontra clicando aqui).


Tenho certeza de que ainda farei a releitura desse discurso algumas vezes sempre que eu precisar de inspiração, de referência ou simplesmente estiver precisando. Quem sabe não seja assim para você também.


Já conhecia esse discurso? O que pensa sobre esses conselhos aos formandos?

Transparência: Meu site faz parte do Programa de Associados da Amazon.com.br, que permite monetizar o blog com esses links.

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.


Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
google.com, pub-6502370055970501, DIRECT, f08c47fec0942fa0