top of page
  • Foto do escritorMatheus Dantas

10 FILMES DA DISNEY QUE VIRARAM MUSICAIS DA BROADWAY

Atualizado: 6 de jan. de 2021

As animações da Disney são filmes favoritos de muitas pessoas e que marcaram diferentes fases da vida. A maioria já nasceu musical, mas nesse post contém uma lista com 10 filmes que foram para os pacos da Broadway.

Cinema Disney na Broadway

1. Rei Leão

Um dos filmes favoritos de muitas pessoas, esse musical conta a história de Simba, um leão filho do Rei Mufasa e da rainha Sarabi. Destinado a ser rei, seu tio Scar, invejoso, planeja se livrar do sobrinho e herdar o trono. Acusado injustamente pela morte do Rei, Simba decide se exilar onde encontra o javali Pumba e o suricato Timão, que fazem parte de sua jornada, colocando-o em uma posição de decidir por suas responsabilidades como rei ou ter uma vida com menos preocupações.

Como podem ver por esse trailer, o musical se destaca não apenas pela história, mas pelo cenário e figurinos, com cores fortes, que remetem de forma muito clara ao filme, além das coreografias que ajudam a inserir a plateia nesse universo. Elton John esteve na produção musical e Tim Rice na criação das letras das músicas, com a estreia da peça em 1997, vencendo seis Tony Awards, incluindo o de Melhor Musical.


2. Aladdin

Conta a história de um plebeu que tem sua vida transformada após encontrar um gênio mágico que pode lhe conceder três desejos. Ele quer se casar com a princesa Jasmine, mas, para isso, ele precisaria se tornar em algo que ele não é, enquanto lida com Jafar, o qual quer o gênio para seus próprios fins.

Baseado no filme de animação de 1992, o musical chegou na Broadway em 2014, com cinco indicações ao Tony Awards, incluindo o de Melhor Musical, e ganhou o de Melhor Ator. Um dos pontos que mais se destaca é os efeitos especiais, somando 84 efeitos pirotécnicos por apresentação, além do tapete do gênio que voa no palco. O visual, de forma geral, desperta bastante atenção pelos cenários, figurinos e truques do Gênio com um estalar de dedos.


3. Tarzan

A história você já conhece: Tarzan, filho de um casal inglês, é criado por uma tribo de gorilas até a idade adulta, quando se depara com Jane, uma humana que se ensina sobre a vida e costumes civilizados.

O musical tem trilha sonora de Phil Collins, incluindo cinco canções do filme e nove escritas especialmente para a peça.


4. Frozen

Como na própria sinopse da Broadway, essa é a história de duas irmãs, Elsa e Anna, separadas por um segredo envolvendo poderes mágicos, que estão procurando o amor. Após acidentalmente usar sua magia publicamente, Elsa foge e Anna precisa correr atrás para encontrá-la.

O filme de 2013, vencedor do Oscar de Melhor Animação, se tornou musical da Broadway

em 2018, sendo indicado a três Tony Awards nas categorias Melhor Musical, Melhor Libreto de Musical e Melhor Trilha Sonora Original. A peça tem novas músicas e, assim como os musicais da Disney, se destaca pelos efeitos especiais dos poderes de Elsa, o cenário e os figurinos.

  • Veja uma lista de musicais da Broadway que viraram filmes.


5. Bela e a Fera

Pode ser estranho descrever a história dessa forma, mas é sobre uma mulher que ocupa o lugar de seu pai preso no castelo de uma fera, que na verdade é um príncipe amaldiçoado. Assim ela o ensina a ser mais respeitoso e cortês, o que os leva a se apaixonarem.

A animação de 1991 virou peça da Broadway em 1994, a qual recebeu nove indicações ao Tony e ganhou o de Melhor Figurino. As letras foram co-escritas por Tom Rice e Menken (que escreveu as do filme) e, em 2017, a obra ganhou uma adaptação live-action, com Emma Watson como Bela, e novas canções.


6. A Pequena Sereia

Ariel é a protagonista dessa história, uma sereia que quer fazer parte do mundo do humanos. Ela faz um acordo com uma bruxa do mar, a Úrsula, e ganha pernas em troca de sua voz. Nesse mundo novo para ela, Ariel acaba se apaixonando.

A animação de 1989 teve uma das maiores bilheterias e a canção "Under the sea" ganhou o Oscar e Globo de Ouro de Melhor Canção Original, além do Grammy de Melhor Canção escrita para filme. O Brasil teve sua primeira montagem em 2018, com Tiago Abravanel no papel do caranguejo Sebastião e Fabi Bang como Ariel, e também foi a primeira vez que a Disney autorizou uma montagem que não é uma réplica da original, o que proporcionou alguns elementos brasileiros durante a peça, como um sotaque nordestino, por exemplo.


7. Mary Poppins

Mary Poppins é uma babá que chega na casa da família Banks, cujas crianças Michael e Jane são bastante indisciplinadas. Winifred, a mães das crianças e esposa de George, tenta controlar a situação, mas está ocupada com a defesa dos direitos da mulher, levando seu marido a contratar Mary.

O filme é de 1964, mas me lembro até hoje das vezes que assisti quando era criança. O musical estreou na Broadway em 2006, sendo indicada a seis Tony Awards e ganhando dois.

  • Confira uma lista de filmes que viraram musicais da Broadway.


8. Newsies

É a história do jornaleiro Jack Kelly, que sonha com uma vida melhor em Santa Fe, até que Joseph Pulitzer aumenta o preço de distribuição dos jornais, o que leva Jack a reunir seus colegas de trabalho para protestar contra a mudança. No meio do caminho, ele acaba se apaixonado pela escritora Katherine.

Baseada no filme de 1992, o musical estreou na Broadway em 2012, sendo indicado a oito Tony Awards e ganhando o de Melhor Coreografia e de Melhor Trilha Sonora Original. Inclusive, de fato a coreografia é um dos pontos que mais chama atenção nessa peça, com números gigantes e que vale muito a pena conhecer.


9. Anastasia

Anastasia é o único membro da família real imediata de Romanov a sobreviver à Revolução Bolchevique, resultando em uma amnésia e um desaparecimento quando ainda era criança. Anos depois, sua avó, que vive em Paris, oferece uma recompensa para quem trouxer sua neta de volta. Então, dois russos fazem testes para encontrar uma menina que seja parecida com a princesa, até que encontram Anya para se passar por Anastasia.

O musical recebeu duas indicações ao Tony, mas preciso deixar minha opinião a respeito dessa peça que, quando assisti, não me prendeu o suficiente para amar ou recomendar para outras pessoas, devido a própria construção da história e a forma com ela foi apresentada. Nada que me impeça de dar uma segunda chance em outro momento!

  • Assim como Anastacia tem um panôrama histórico muito presente, veja uma lista de musicais biográficos no teatro e no cinema.


10. Bônus: O Corcunda de Notre Dame

Nunca foi para a Broadway, mas um musical dessa história foi produzido em 2015. Fala sobre o protagonista que é deficiente e sineiro da catedral de Notre Dame, que se apaixona pela bailarina cigana Esmeralda. A peça tem um clima mais sombrio e medieval-gótico, o que mostra que a adaptação não foi voltada estritamente para a animação.

Não foi a primeira que a obra ganhou uma versão para teatro, na França já havia sido feita uma adaptação. Porém, nessa versão do vídeo acima, foram adicionadas à trilha original 10 novas canções, incluindo a de algumas das produções europeias e outras exclusivas. A direção foi de Scott Schwartz, filho de Stephn Schwartz.


Agora me conta: quais desses ainda falta você assistir, como filme e como musical?

 

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.

Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

2.225 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page