• Matheus Dantas

10 FILMES QUE VIRARAM MUSICAIS NA BROADWAY

Atualizado: Jan 6

Muitos filmes foram inspirações para se tornarem musicais, eles saíram das telas para os palcos! Isso aconteceu com bastantes animações da Disney, mas isso é tema para outro post. Selecionei 10 musicais que estiveram na Broadway, alguns já com uma versão brasileira, mas há ainda muitos outros que podem ser incluídos nessa lista.

filmes que viraram musicais na broadway

1. Shrek

O musical conta a história do primeiro filme, quando Shrek, ridicularizado e temido a vida toda, tem seu pântano invadido pelos personagens de conto de fadas, que foram despejados pelo Lord Farquaad. Para recuperar sua casa, ele precisa resgatar a princesa Fiona - tudo isso ao lado do Burro.

Confesso que em um primeiro momento, quando descobri que o musical existia, eu achei um tanto quanto estranho e relutei por um tempo para assistir. Mas após uma indicação de uma amiga, eu tomei coragem e quando percebi, já tinha me apaixonado pelo musical. Os figurinos, o cenário, a caracterização em si de cada personagem são um trabalho admirável e vale muito a pena.


2. A Escola do Rock

O musical, assim como do filme de 2003, conta a história de Dewey Finn, um cantor e guitarrista com mais de 30 anos, que sonha em ser um estrela do rock. Ele mora na casa de Ned Schneebly e acaba se passando por seu amigo, como professor substituto de uma escola para famílias com alto poder aquisitivo. Ao perceber uma aptidão natural dos alunos para música, Dewey forma uma banda para ganhar o concurso “A Batalha das Bandas”.

Os atores crianças são um dos melhores pontos desse musical, pela atuação e talento delas; o elenco toca ao vivo guitarra, baixa, bateria e teclado. De fato é um verdadeiro show, também pelas coreografias, letras das músicas e um cenário impecável.


O Brasil já teve uma versão, em 2019, e contou no elenco com 21 adultos e 42 crianças, que se revezavam durante as sessões. Um especial destaque para o momento que elas cantam "mandam se ferrar" contra o sistema, de uma forma que só crianças poderiam fazer.


3. Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate

A história já é conhecida: Willy Wonka abre as portas da fábrica de chocolate para quem achasse o bilhete de ouro em uma de suas barras. Isso inclui Charlie Bucket e outras quatro crianças que embarcam nessa aventura que é conhecer a fábrica.

O musical estreou no West End (UK) em 2013 e foi reformulado em 2017 quando estreou na Broadway. A versão brasileira estava prevista para o 1º semestre de 2020, mas teve as apresentações suspensas pela pandemia de coronavírus (Covid-19). Mais uma vez, é de se admirar o talento dos atores crianças e vale muito a pena. Para quem gosta de efeitos especiais, também é um ótimo musical, inclusive com cenas de vôo no palco.

  • Confira uma lista de 9 musicais biográficos na Broadway, West End e cinema


4. Mudança de Hábito

O filme já é bastante conhecido, que teve a Whoopi Goldberg como protagonista, em 1992. A história é sobre Deloris Van Cartier, uma cantora que se envolve com um homem e acaba o vendo matar uma pessoa, se tornando a principal testemunha do crime. Por conta disso ela é levada a um convento da Madre Superiora, fingindo ser uma freira, e passa a ensaiar o coro da igreja.

Uma das atrizes nos EUA que fez a Doloris é a Raven-Symoné. No Brasil, o musical chegou em 2015, com a Karis Hills no papel da protagonista. Muito divertido, o musical se destaca também pelo cenário e troca de figurinos, além de ser uma história emocionante, com muitas pesoas relatando algumas lágrimas no final.


5. Mean Girls (Meninas Malvadas)

Nas quartas se usam rosa! Cady Heron, após passar uns anos morando na savana africana, passa a estudar na escola North Shore High e acaba enfrentando as "Plásticas", um trio de amigas liderados pela Regina George. Mas Cady e seus amigos elaboram um plano para acabar com esse reinado.

Com a estreia nos palcos em 2018, o musical contou com um cenário impecável, um palco digital com projeções do Burn Book (o livro de fofocas) e piadas novas sobre tecnologia e redes sociais, não tão presentes em 2004 quando o filme foi lançado. Mesmo sem gostar ou ter assistido o filme, vale pena pela comédia e pela mensagem de autoaceitação que é transmitido.


6. A Família Addams

A casa da família, liderada pela Morticia e seu marido Gomez, está um tumulto. Wandinha, agora com 18 anos, convida seu namorado, Lucas e sua família "normal", para conhecer os Addams.

Nascido dos quadrinhos, criada pelo cartunista Charles Adams em 1932, o objetivo era o de satirizar a família tradicional do século XX, com pessoas que se vestiam de forma elegante e se não se importavam com aqueles que achavam seu comportamento estranho. Com o sucesso, se tornou uma série de TV em 1964, um desenho animado pela Hanna-Barbera em 1973, se tornaram filmes em 1991 e 1993, e uma nova animação no cinema em 2019.


Com a estreia da Broadway em 2010, no Brasil o musical chegou no Brasil em 2012, com Marisa Orth e Daniel Boaventura no elenco. Acredito que o grande desafio, nesse caso específico, é o de contar uma história criada e apresentada em muitos outros materiais, e ainda surpreender o público, o que foi feito com sucesso. Trata-se de uma comédia com a presença de uma lula gigante amorosa no palco!

  • Conheça 10 filmes da Disney que viraram musicais na Broadway.


7. Billy Elliot

Sobre o menino que trocou as luvas de boxe pelas sapatilhas de balé! A história é sobre Billy, que decide se tornar um bailarino, mesmo contra a vontade de algumas pessoas (a família, no caso) e tem como contexto histórico a greve dos mineiros britânicos (1984-1985), em County Durham, no nordeste da Inglaterra.

O filme é de 2000 e a peça foi produzida em 2005, indo depois para a Broadway em 2008, onde ficou por mais de 10 anos. No Brasil, teve uma versão em 2019, no Teatro Alfa, em São Paulo.


Com música do Elton John, traz uma reflexão muito pertinente, com a presença de um humor em alguns pontos, coreografias incríveis, cenas de vôo, e, claro, crianças muito talentosas.


8. Legalmente Loira

Conta a história de Elle Woods, apaixonada por Warner, o qual termina seu relacionamento com ela, pois precisa de alguém mais "sério". Ela decide entrar no curso de direito de Harvard (onde ele estuda), para reconquistá-lo.

Com estreia na Broadway em 2007, o musical foi baseado no livro de Amanda Brown e no filme de 2001. A peça possui cenários muito bem produzidos e efeitos muito bacanas; é uma comédia que apresenta uma história muito bonita e que vale a pena assistir. Cuidado com as músicas que podem te viciar!


9. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Amélie é uma jovem que realiza pequenos atos de bondade para as pessoas à sua volta até que aparece uma chance de amor e ela percebe que terá que ir atrás para encontrar a sua felicidade.

O filme é francês e foi lançado em 2001. Na Broadway estreou em 2017, com a Phillipa Soo (que já havia feito Hamilton) no papel da protagonista. O musical trata de hábitos simples do dia a dia e mostra como pequenos gestos influenciam positivamente a vida das pessoas, trazendo uma reflexão para quem assiste. Além de claro, ser uma comédia muito bem pensada.

  • Veja uma lista de 6 musicais da Broadway que se tornaram filmes.


10. As Apimentadas (Bring It On)

A história é sobre Campbell, capitã das líderes de torcida e garota mais popular de sua escola, até que ela se muda para um colégio público. Nessa nova escola, ela se torna amiga de Danielle, a garota popular da escola, com quem se une para competir como líderes de torcida contra sua antiga escola.

Um curiosidade sobre esse musical é que parte do elenco eram de fato líderes de torcida, pela complexidade dos movimentos e coreografias. Conta com músicas de Lin-Manuel Miranda e Tom Kitt, letras de Amanda Green e é muito divertido de assistir, apesar da história ser mais romantizada que a do filme.


Ficou com vontade de assistir algum musical desses mencionados? Quais desses você já assistiu e é o seu favorito? Algum outro filme que foi para os palcos e que você acrescentaria nessa lista?

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.


Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

188 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
 
google.com, pub-6502370055970501, DIRECT, f08c47fec0942fa0