top of page
  • Foto do escritorMatheus Dantas

5 LIVROS SOBRE ROTEIRO DE CINEMA

Atualizado: 6 de jan. de 2021

Venho compartilhando o que estou aprendendo sobre dramaturgia e esse universo, então separei uma lista de livros que abordem esse assunto. Nesse post está focado a área de cinema, com algumas obras que já li e outras que ainda quero ler, mas foram recomendados por roteiristas que acompanho.

Livro sobre roteiro de cinema

O Herói de Mil Faces

Livro O Herói de Mil faces Joseph Campbell

Campbell foi um grande estudioso sobre mitos e, após analisar o que várias histórias conhecidas na época tinham em comum, traduziu nesse livro a estrutura clássica da Jornada do Herói.


Trata-se de um livro de estudo e de consulta, em que o autor se utiliza da teoria da psicanálise para dizer que todo herói passa por uma transformação em sua jornada em 17 passsos.


Para quem buscar entender mais sobre o assunto, esse é um guia fundamental para compreender como as histórias são formadas. As narrativas modernas, por exemplo, são justamente a quebra dessa estrutura mais clássica.


Você pode ver mais sobre ele clicando aqui.


A Jornada do Escritor

Livro a Jornada do Escritor Christopher Vogler

Vogler, autor desse livro, foi o cara que aprovava ou não roteiros para serem produzidos nos estúdios da Disney nos anos 90. Com esse entendimento sobre histórias e se utilizando da estrutura de Campbell, ele escreveu o livro A Jornada do Escritor, com seus próprios passos do monomito.


Falando de uma maneira mais simplificada, ele pegou os 17 passos e os transformou em 12. Além de desenvolver os arquétipos, ele cita explica a estrutura com exemplos de filmes conhecidos para ilustrar melhor.


Foi o primeiro livro sobre roteiros que li e que vale muito a pena. Você pode ver mais sobre ele clicando aqui.


Na sala de roteiristas

Livro Na Sala de Roteiristas Christina Kallas

Esse é um livro de entrevistas com roteiristas de séries bastantes conhecidas (que você vê na própria capa do livro ao lado) de forma a entender como essa dramaturgia se construiu como sucesso na TV.


Christina Kallas, que é uma professora e roteirista, conversa com esses autores para compartilhar experiências e falar sobre a escrita para televisão, desde como funciona a produção, a sala dos roteiristas propriamente, a interação entre os funcionários, e outros assuntos. Também há uma breve análise sobre a narrativa TV x cinema.


Você pode ver mais sobre ele clicando nesse link.


Story

Livro Story Robert McKee

Funcionando como um manual de roteiro, com explicações sobre conceitos, McKee aborda a estrutura dos três atos do cinema, sem definir isso como fórmula propriamente.


Fala também sobre a os gêneros cinematográficos e personagens, com mais de cem exemplos de filmes para elucidar as explicações. Na descrição do livro, é colocado que o conteúdo vai além de entender como a cena funciona, mas o porque ela funciona.


Esse é um dos livros que sempre tive vontade de ler. Dos roteiristas que acompanho, sempre foi recomendado e colocado como queridinho. Você pode ver mais sobre ele clicando link.


O Discurso Cinematográfico

Livro O discurso cinematográfico Ismail Xavier

Um livro de autor brasileiro, Ismail Xaiver é um estudioso sobre o cinema, que nessa obra traça um panorama cinematográfico desde o início do século até hoje, focado nas escolas francesa, soviética e americana.


Ele é um pouco mais técnico e traz reflexões teóricas construídas a partir de um pensamento estético e ideológico sobre o cinema, com foco na opacidade (efeito da tela de cinema como superfície, composição visual) e a transparência (o efeito-janela da tela de cinema).


Você pode ver mais sobre ele clicando aqui.


Agora me conta: quais desses livros você já leu e qual outro livro de roteiro você acrescenta nessa lista?

 

Transparência: Meu site faz parte do Programa de Associados da Amazon.com.br, que permite monetizar o blog com esses links.

 

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.

Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

924 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page