• Matheus Dantas

A TEMÁTICA DO AMOR EM MODERN LOVE

Atualizado: Jan 6

A série não é nova, mas já ganhou um espaço entre as favoritas da vida. Ela se constrói a partir de histórias reais já contadas em uma coluna de mesmo nome na New York Times, sobre histórias de amor na cidade. Ainda que você, assim como eu, não tenha esse tipo de história como suas preferidas, Modern Love vale muito a pena para se entreter e se inspirar.

Sobre a série


A série é antológica, ou seja, cada episódio conta uma história diferente, sem relação uma com a outra e, portanto, pode ser assistida sem uma ordem definida; no caso de Modern Love, especificamente, apenas o último episódio precisa ser de fato o último a ser visto. É importante ressaltar que, embora sejam reais, foram histórias adaptadas para melhor se adequar à produção.

Ao todo são 8 episódios, com cerca de 30 minutos cada, que abordam a temática do amor, em seus diferentes aspectos, como amizade, casamento, terceira idade, entre outras coisas, o que invariavelmente leva a uma identificação em maior ou menor grau com os personagens.


A identificação com as histórias


Do ponto de vista narrativo, a série não segue uma estrutura clássica rígida com os 12 passos da Jornada do Herói, mas todos os protagonistas sofrem uma transformação interna até o final do episódio. Ainda assim, Modern Love se destaca justamente por ensinar e propor uma reflexão, o que é característico da narrativa moderna.


Logo nos primeiros cinco minutos dos episódios já é apresentado o conflito principal que o protagonista enfrentará, bem como qual aspecto do amor será abordado.


O que é comum entre todos os personagens é justamente uma necessidade de aprender algo sobre suas relações, seja consigo mesmo ou para com o outros. Através dos diálogos, que foram muito bem construídos, nota-se esse crescimento como pessoa.


Assim, as histórias se destacam pela sua simplicidade.


E trazem uma sensação de "pegaram uma câmera e gravaram essas pessoas", tratando como pequenos recortes de suas vidas.


Embora seja natural que alguns episódios sejam mais cativantes que outros, existe uma identificação também pela própria diversidade do elenco, composto por homens e mulheres, de diferentes idades, etnias e orientações sexuais, e classe média alta.


Além disso, todos os episódios retratam passagens do tempo entre dias ou anos, que é um acontecimento bastante marcante e que expressa o amadurecimento desses personagens. De alguma maneira, quem assiste acaba por se enxergar naquelas histórias e se traduz através da seguinte frase:


Às vezes você percebe que o verdadeiro amor, em sua plenitude, tem muitos propósitos na vida. Não se resume a colocar bebês no mundo, a romance, a almas gêmeas… Nem a uma união pra vida toda (Modern Love)

Spoiler no parágrafo abaixo.


Um dos pontos narrativos mais interessantes é a conexão entre todos personagens, já que, por ser antológica, a única relação entre eles é que todas as histórias se passam na cidade de Nova Iorque. No último episódio, durante a corrida da protagonista, trechos de todas as outras histórias no presente e no passado acontecem enquanto ela corre, o que finaliza a série de maneira bastante emocionante.


De forma geral


Além de trazer um elenco conhecido do público, como Anne Hathaway, Tine Fey, Dev Patel e até Ed Sherran, que faz uma ponta em um dos episódios, a série realmente vale a pena conhecer e assistir.


Mesmo abordando alguns assuntos como doenças, cada história de Modern Love traz o amor em seus diversos aspectos, fazendo com que pequenos detalhes se tornem uma narrativa inspiradora e emocionante. Ainda que não seja tudo perfeito, há um aprendizado ou uma reflexão com essa série, que, com certeza, valem muito a pena.

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.

Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

13 visualizações0 comentário
 
google.com, pub-6502370055970501, DIRECT, f08c47fec0942fa0