• Matheus Dantas

MOSTRE SEU TRABALHO! AUSTIN KLEON | MATHEUS INDICA

Atualizado: Jan 6

Uma dica de livro que terminei e abriu minha mente para muitos aspectos tanto pessoal quanto profissional. Austin Kleon nesse livro fala sobre maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto. Mais uma leitura indispensável para reler mais vezes.


Sobre o livro


Mostre seu trabalho! é como uma "segunda parte" de Roube como um artista (já falei dele aqui). Enquanto no primeiro livro, o autor oferecia meios para desbloquear a criatividade, falando sobre como "roubar"das suas referências, nesse segundo livro, Austin ensina como tornar seu trabalho conhecido. Em outras palavras, seria como mostra ao leitor como ser uma pessoa com potencial de ser "roubada".


Um ponto levantado pelo autor durante o livro é o de generosidade. Isso porque ele busca desmistificar a pessoa criativa como um gênio solitário e propõe uma participação das pessoas nos processos de criação. As redes sociais contribuem para que se esteja mais acessível, principalmente quando compartilha seu trabalho (e não simplesmente divulga). Ao ser generoso e partilhar, normalmente se costuma ganhar um público para quando precisa de opinião e/ou patrocínio.


São mais 10 dicas


Austin conta que muitas dúvidas que recebe de seus leitores estão ligados à autopromoção e como fazer seus projetos aparecerem, como ganhar visibilidade, como ter um público, entre outras coisas. Assim, o livro, segundo ele, é uma espécie de manual para iniciantes e que odeiam a ideia de autopromoção.


Essas dicas se encontram logo na contracapa do livro e são:


1) Você não tem que ser um gênio

2) Pense em processo, não em produto

3) Compartilhe um pouco todos os dias

4) Abra seu gabinete de curiosidades

5) Conte suas histórias

6) Ensine o que você sabe

7) Não se torne spam humano

8) Aprenda a apanhar

9) Venda-se

10) Fique por perto


Entre vários pontos que me chamaram atenção, um deles estava logo no primeiro capítulo, quando ele fala que não se encontra a própria voz, que tanto falam, se não a usarmos. Ou seja, é preciso praticar para fazê-la aparecer.


Nessa linha, no capítulo 3, Austin fala sobre criar uma "rotina" de compartilhar um pouco todos os dias, durante o projeto inteiro: no início, mostrando as referências para criar; no meio do processo, falando do progresso do trabalho; até chegar o momento de apresentar o resultado final. É uma forma de mostrar que está trabalhando neste momento, o que ajuda na visibilidade para potenciais empresas e clientes.


Mostre seu trabalho! tem 216 páginas, não tem o mesmo ritmo que o primeiro, mas é uma leitura que vale bastante a pena.


Se tiver interesse em comprar, acesse nesse link para saber mais.

Transparência: Meu site faz parte do Programa de Associados da Amazon.com.br, que permite monetizar o blog com esses links.

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.

Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
google.com, pub-6502370055970501, DIRECT, f08c47fec0942fa0