top of page
  • Foto do escritorMatheus Dantas

9 MUSICAIS BIOGRÁFICOS

Atualizado: 6 de jan. de 2021

Alguns musicais contam histórias reais e retratam momentos das vidas de algumas pessoas. Selecionei 9 musicais, entre Brasileiros, Broadway, West End e cinema, mas há ainda muitos outros que podem ser incluídos nessa lista.

musicais biográficos

1. Chaplin


A história é sobre a vida de Chaplin, dos 13 aos 82 anos, o que nos permite conhecer um pouco mais sobre quem ele foi fora das câmeras. Como filho de artistas, vemos sua infância difícil ao lado do irmão e do melhor amigo Sydney, tendo que lidar com problemas familiares e como superou diversos obstáculos para conquistar seu espaço no cinema.

Escrito por Thomas Meehan e Christopher Curtis, responsável também pelas músicas e letras originais, estreiou em 2006, no New York Musical Theatre Festival, e em 2012, na Broadway. No Brasil, teve montagens em 2015 e 2018. A versão brasileira contou com 5 músicas extras compostas especialmente para essa essa versão.


O cenário é um dos pontos fortes desse musical, que apresenta os bastidores do teatro e do cinema, da época. É um misto de emoções, entre momentos tristes e divertidos e acompanhamos memórias e quem eram as pessoas importantes na vida e carreira do Chaplin.


2. Evita


Eva Péron é a protagonista nessa peça, ao retratar sua vida, desde sua carreira como atriz e cantora de rádio, seu casamento com o general Juan Perón, seu papel como líder política do povo, até sua morte prematura em 1952, com 33 anos. Há a presença da figura do Che Guevera, que atua como narrador e uma espécie de consciência da Evita e do povo.

A obra original de Tim Rice e Andrew Lloyd Webber levou o Tony de Melhor Musical em 1980 e inspirou o filme de 1996, com Madonna no papel de Evita. O roteiro ajuda a refletir os acontecimentos que envolveram a política na Argentina nesse período, através de filmes e slides ao fundo durante a peça.


3. Hamilton


O musical que conta a história do rosto da nota de 10 dólares norte-americano e a busca pela independência dos EUA em relação ao Reino Unido. Alexander Hamilton tem sua trajetória apresentada tanto no âmbito profissional quando pessoal. Chamou atenção também pelas canções, que variam entre o rap, jazz, R&B e música pop, além de ser composto por um elenco majoritariamente negro.

Tornou-se um sucesso de bilheteria e foi premiado com 11 Tonys e um Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical. Lin-Manuel Miranda além de interpretar Hamilton, foi o compositor da peça, a qual foi inspirada na biografia "Alexander Hamilton", escrita pelo historiador Ron Chernow. No início de julho de 2020, o musical foi disponibilizado na Disney+, o que gerou grande comoção a todos os fãs de musicais.

  • Confira uma lista de 10 filmes da Disney que se tornaram musicais da Broadway

4. Elza


A jornada de Elza Soares é contada nesse musical, passando por sua infância pobre, sua carreira como cantora, com shows fora do Brasil, inclusive seu relacionamento com o jogador Garrincha e a morte dos filhos. 7 atrizes se dividem para viver a protagonista em suas diferentes fases da vida, com a presença de outras figuras importantes, como familiares e amigos da cantora.

Embora sejam muitas atrizes no mesmo espetáculo para a mesma personagem, não é uma história contada em sua ordem cronológica, o que acaba por fugir de muitas biografias musicais. Com pouca cenografia, a peça vale a pena pelo talento das atrizes, além da presença muito forte de um tom político, característico da própria personalidade de Elza.


5. Rocketman


A cinebiografia musical que conta a história de Elton John na sua caminhada para se tornar uma estrela da música dos 1970. Assim é possível ver sua parceria com o Bernie Taupin e alguns fatos de sua vida pessoal, apresentados através de flashbacks, narrado pelo próprio Elton em um grupo de apoio de um centro de reabilitação.

Uma questão muito importante para o protagonista era sua vontade de ser amado verdadeiramente, ainda que diversos personagens, incluindo seus pais e seu primeiro marido acabam de alguma forma causando uma frustração. As músicas trazem a tona os sentimentos em cada cena e e é um filme que vale super a pena, tanto para conhecer mais a história do Elton, quanto pelo próprio incentivo ao cinema.

  • Veja uma lista de filmes que inspiraram peças na Broadway.


6. Gipsy


Conta a trajetória da Mamma Rose e como ela tornou suas filhas estrelas, em especial Louise que se torna a stripper Gypsy Rose Lee. Passando pela infância, é aquela história da mãe que tenta tornar suas filhas famosas, levando-as para apresentações em busca de sucesso.


O problema é que o teatro de variedades já estava em decadência, dando lugar ao burlesco, o que a obriga fazer a filha aceitar as propostas, mesmo sendo contra seus princípios.

O musical foi inspirado no livro de memória Gypsy: A Memoir, escrito por Gypsy Rose Lee. Com a estreia na Broadway em 1959, foi nomeado a 8 Tony Awards, embora não tenha recebido nenhum. No Brasil teve sua versão em 2010, com Mamma Rose interpretada por Totia Meirelles.


7. Six


Sobre as seis esposas do rei Henrique VIII que agora aparecem como um grupo pop do século XXI. Desde o início, cada uma toma o microfone e conta suas próprias histórias, dirigindo-se diretamente com a plateia. A princípio, elas "competem" para ver quem se tornará a vocalista do grupo.

Por se tratar de música pop, a identificação pode ser um ponto positivo para quem ainda não curte os musicais no geral. Cada rainha é uma "mistura" de duas cantoras pop, o que torna o musical em um formato de show; inclusive, Six dura cerca de 75 minutos, um tempo mais curto do que outros musicais normalmente. A emoção é bastante marcante pela forma que cada personagem conta a sua história e como se sentia em relação ao que estava acontecendo.

  • Conheça 6 musicais da Broadway que viraram filmes.


8. Elis


Elis Regina tem sua história representada nesse musical, em diferentes fases da sua vida, tanto cronologicamente, como em suas várias facetas como artista. Inicia-se com lembranças dela e em certo ponto faz encontros com si mesma. Também nos permite conhecer outros personagens que fazem parte da cultura do país, como Jair Rodrigues, Vinícius de Morais, Tom Jobim, entre muitos outros, e sua relação com a protagonista.


9. Motown


Esse musical mostra a jornada de Berry Gordy, fundador da Motown, e como ele passou de boxeador ao primeiro negro a chefiar uma gravadora nos Estados Unidos. A história mostra suas origem como compositor, seu romance com Diana Ross, sua participação na luta pelos direitos dos negros, além de ajudar a descobrir artistas como Michael Jackson, Smokey Robinson, Stevie Wonder, entre outros.

A peça de passa nos anos 1960 e mostra o surgimento dessa "família", que é o termo utilizado por Berry, além de serem 60 hits da gravadora durante todo o musical.


BÔNUS: DIANA


Estava prestes a estrear na Broadway antes do fechamento dos teatros por causa da pandemia do novo coronavírus, esse musical irá contar a história da Princesa Diana. A novidade é a peça irá estrear primeiro plataforma da Netflix, com data ainda a ser definida.

As cenas serão gravadas com o elenco original, sem a presença do público, no Longacre Theater, em Nova York. A atriz Jeanna de Waal viverá Diana nos palcos, com a direção de Christopher Ashley.


Quais desses ainda falta você assistir? E você gosta de musicais baseados em histórias reais?

 

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.

Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page