• Matheus Dantas

6 MUSICAIS DA BROADWAY QUE VIRARAM FILMES

Atualizado: Jan 6

E o sucesso foi tanto desses musicais que eles foram para as telas do cinema. Apesar da quantidade menor em comparação com os filmes adaptados para os teatros, vale a pena conhecer as diferentes versões dessas histórias.

Musicais da Broadway que foram pro cinema

1. Les Miserables


O musical conta a história de um policial, Javert, que persegue um homem preso por roubar um pedaço de pão, Jean Jaljean. Sob um pano de fundo histórico dea pós Revolução Francesa, outros personagens, como Cosette, Fantine e Marius, ganham protagonismo nessa narrativa.

Acima há um trailer com trechos de uma versão no Brasil em 2017. O musical foi indicado a 12 prêmios Tony e venceu oito, incluindo melhor musical e melhor trilha sonora original. Trata-se de uma adaptação do livro de Victor Hugo.

Já foi adaptado para o cinema várias vezes, mas o do trailer acima é o do filme de 2012, com Hugh Jackson como ator principal. Ao todo foram 8 indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme, e ganhou os de Melhor Maquiagem e Melhor Mixagem de Som.

  • Confira uma lista de filmes que viraram musicais na Broadway


2. Chicago


A história se passa na década de 1920 e acompanha Roxie Hart, uma dona de casa e dançarina de boate que mata seu amante após ele ameaça abandoná-la. Para isso, ela engaja o público, a mídia e sua companheira de cela, a Velma Kelly, e contrata um advogado que transforma o crime em diversas manchetes para recontar a verdade.

O vídeo acima é um trailer do musical na Broadway, cuja estreia aconteceu em 1975, com as coreografias por Bob Fosse. Foi inspirado em um caso real já transformado em peça antes pela Maurine Dallas Watkins, uma repórter que cobria o caso de duas mulheres acusadas de assassinato em 1924. Chicago ganhou 6 prêmios do Tony Awards, 2 prêmios Oliver e um Grammy.

No cinema, a produção de 2002 ganhou 6 Oscars, das 13 categorias que foi indicada, incluindo a de Melhor Filme. Não apenas pela coreografia e músicas, mas a história revela os bastidores do mundo das celebridades, falhas de um sistema criminal e também como a imprensa forma a opinião pública, para, no caso, transformar Roxie em uma estrela e uma mulher inocente aos olhos das pessoas.


Estava previsto uma uma nova versão brasileira no segundo semestre de 2020, mas por conta da pandemia não aconteceu. Você pode acompanhar no Instagram deles.


3. Rent


Esse musical mostra um grupo de amigos vivendo em Nova Iorque na década de 80, que buscam realizar seus sonhos e lidar com suas próprias dificuldades. Os personagens são: Mark Cohen, um cineasta nerd que ama Maureen Johnson, uma professora pública, a qual, por sua vez, se sente atraída por Joanne Jefferson. Roger Davis é o companheiro de quarto de Mark , portador do vírus HIV e apaixonado por Mimi Marquez, uma dançarina que mora com Tom Collins, e que gosta da drag queen Angel.

Acima você pode conferir o trailer de uma das versões da Broadway. A estreia aconteceu em 1996 e venceu o Prêmio Pulitzer de Teatro e também o Tony de Melhor Musical.

Rent foi adaptado pro cinema em 2005 e teve seis membros do elenco original da Broadway. Em 2019, pela Fox foi produzido o Rent: Live, com a presença de Vanessa Hudgens. No Brasil, a peça foi montada em 1999 e uma nova versão foi feita em 2016, em comemoração aos 20 anos do espetáculo.


4. Jersey Boys


O musical conta o início do grupo "The Four Seasons" e sua trajetória nos anos 60, ao comando de Frankie Valli. É aquela história de pessoas que tentam uma vida melhor, superando limites muitas vezes impostos pela sociedade.

Acima você pode assistir o trailer de uma versão do West End. A peça ganhou quatro prêmios Tony, incluindo o de melhor musical.

Esse é o trailer do filme do musical, produzido pela Warner e com direção de Clint Eastwood, lançado em 2014. O personagem DeVito, também guitarrista da banda, é apresentando como narrador dessa história.

  • Confira uma lista de musicais biográficos no teatro e no cinema.

5. Grease


Essa comédia já é uma história bastante conhecida sobre Danny e Sandy, que viveram um romance nas férias e, ao retornar para as aulas, descobrem estudar na mesma escola. Assim, precisam lidar com a popularidade de Danny e seu medo de ser visto como romântico por seus amigos.

O que talvez você não sabe é que o musical na Broadway estreou em 1971, mas foi só em 1978 que a obra foi adaptada para o cinema, com John Travolta e Olivia Newton John nos papeis protagonistas. Apesar de retratar a juventude e situações comuns na época, se a história fosse retratada hoje surgiriam diversas discussões a respeito de comportamentos, especialmente do personagem Danny, ligados a igualmente de gêneros e consentimento.

Em 2016, a Fox exibiu um especial da televisão, o Grease: Live!, incorporando elementos da versão do teatro e do cinema. Vanessa Hudgens também participou desse elenco; inclusive, o filme High School Musical tem uma trama bastante parecida com Grease.


6. Mamma Mia


Conta a história de Sophie, que está prestes a se casar, mas ela não sabe quem é seu pai. Em uma tentativa de descobrir, ela envia um convite do casamento para três homens que poderiam ser pai dela e eles saem de diferentes partes do mundo para chegar na ilha grega de Kalokairi, onde se reencontram com Donna, mãe de Sophie.

O musical estreiou em 1999 na Broadway e se trata de um jukebox, ou seja, foi construído a partir de canções da banda ABBA. Embora não tenha ganhado, foi indicado a cinco prêmios Tony e um Grammy.

Em 2008, foi adaptado para o cinema e contou com Meryl Streep e Amanda Seyfied no elenco principal. Em 2018, ganhou uma continuação, dessa vez com uma história original. Uma curiosidade é que muitas músicas do espetáculo da Broadway acabaram não entrando no primeiro filme, mas foram reaproveitadas no segundo.

  • Veja 10 filmes da Disney que foram para os palcos da Broadway.


Bônus: The Prom


Mais uma peça que originou filme e estará disponível no serviço de streaming da Netflix a partir de 11 de dezembro. Conta a história de Emma, uma adolescente na cidade de Indiana que decide levar sua namorada como par para o baile de formatura, o que causa estranhamento e discussões entre pais e alunos da escola. Ela conta a ajuda com um grupo de atores que buscam uma causa maior após suas carreiras declinando.

Como podem notar na imagem abaixo, sob direção de Ryan Murphy, também criador de Glee, o filme contará com a presença de Meryl Streep, Nicole Kidman, James Corden, entre outros no elenco.

The Prom Ryan Murphy
Imagem publicada no Instagram @ryanmurphy

Bônus 2: Dear Evan Hansen


Mais um musical que, após ser transformado em livro, também terá sua versão adaptada para cinema. Essa é a história de Evan Hansen que sofre com transtorno de ansiedade social e tem dificuldades para fazer amizades, especialmente após uma tragédia envolvendo outro estudante da escola, irmão de seu interesse amoroso.

A peça estreiou em 2017 e ganhou seis prêmios Tony, entre eles o de melhor musical. No filme, sem data de estreia ainda, contará com com o retorno de Ben Platt, que interpretou Evan na montagem original e ganhou o Tony de melhor ator.


Quais outras listas de musicais de você gostaria de ver por aqui? Me conta nos comentários se você gostou e quantos desses você já assistiu.

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.

Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
google.com, pub-6502370055970501, DIRECT, f08c47fec0942fa0