• Matheus Dantas

13 MUSICAIS INSPIRADOS EM LIVROS

Mais uma das nossas listas de musicais. Dessa vez, são as histórias que estiveram primeiro nos livros e foram adaptadas para o palco ou para cinema. Sempre há muitas controvérsias sobre os diferentes formatos de uma mesma história, há quem ame, há quem odeie.


1. Wicked

É um spin-off da história do Mágico de Oz, protagonizado por Elphaba e como ela se tornou a A Bruxa Má do Oeste.


A história mostra toda a trajetória dela, desde seu nascimento e sua juventude, seus desafios e preconceitos que enfrentou, até se tornar essa bruxa conhecida.


Surge nesse tempo Glinda, a Bruxa Boa, com quem vive uma relação de amizade improvável de amor e ódio com Elphaba. Aliás, descobrimos com cada uma das duas receberam os títulos de "Bruxa Má"e "Bruxa Boa".


O livro, que você pode conferir clicando aqui, inspirou o musical da Broadway, com indicação ao Tony de Melhor Musical.


Confira o trailer do musical na versão brasileira:


2. A Cor Púrpura

A história retrata a vida de Celie, uma mulher preta no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX, que foi abusada física e psicologicamente, desde sua infância pelo padrasto e depois pelo marido.


Celie escreve cartas para sua irmã e para Shug Avery, em uma sociedade marcada pelas desigualdades de gêneros, étnicas e classes sociais e propõe uma reflexão sobre as relações de amor, ódio e poder.


O livro, de Alice Walker, que você conferir aqui, é vencedor do Pulitzer, um dos títulos mais importantes da literatura e foi adaptado para o cinema, em um filme de 1985, dirigido por Steven Spielberg, que recebeu 11 indicações ao Oscar.


Em 2016 chegou nos palcos da Broadway e foi indicado a 2 prêmios Tony e o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical. Confira uma das músicas no vídeo abaixo.



3. Mary Poppins

Mary Poppins é uma babá que chega na casa da família Banks, cujas crianças Michael e Jane são bastante indisciplinadas. Winifred, a mães das crianças e esposa de George, tenta controlar a situação, mas está ocupada com a defesa dos direitos da mulher, levando seu marido a contratar a babá.


O livro, que você pode conferir clicando aqui, foi adaptado pela Disney para o cinema, em 1964, tornando a história muito famosa. Mary Poppins também está em uma lista no blog sobre filmes da Disney que se tornaram musicais.


O musical estreou na Broadway em 2006, sendo indicada a seis Tony Awards e ganhando dois. Confira ao trailer da peça abaixo:


4. Matilda

A história já conhecemos sobre Matilda, que lia um livro atrás do outro, o que incomoda seus pais, que passavam o tempo todo assistindo televisão e estranham o comportamento da filha.


Ao chegar em sua escola, a diretora a achava fingida, pois não acreditava que uma criança poderia saber tantas coisas, enquanto Matilda desenvolve alguns poderes.


O livro, que você pode encontrar aqui, foi escrito por Ronald Dahl, o mesmo autor de Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate.


A peça estabeleceu o novo recorde no Olivier Awards, o evento de maior prestígio do teatro britânico, ao vencer em sete categorias. Confira o trailer abaixo:


5. O Fantasma da Ópera

Fantasma da Ópera é bastante conhecido como musical, mas ele foi publicado como folhetim entre 1909 e 1910, por Gaston Leroux, um jornalista que decidiu escrever a história após conhecer a Ópera de Pais e o lago subterrâneo que realmente existe abaixo do local, além de um real acontecimento da queda de um lustre em 1896. Confira o livro aqui.


No cinema ele foi lançado uma primeira versão em 1925, e depois uma nova versão, mais conhecida, em 2004, que O filme recebeu 3 indicações ao Oscar (Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Música.


O musical está em cartaz na Broadway desde 1988 e, das dez indicações ao Tony, levou sete, incluindo a de melhor musical. Assista ao trailer abaixo:


6. Cats

T.S Eliot, durante a década de 1930, deu de presente a seus afilhados e amigos uma série de poemas, enviadas por cartas assinadas como "o velho gambá", que narrava a vida de um grupo de gatos.


Os poemas infantis surpreenderam seus amigos, que o convenceram a publicá-lo, o que fez o autor receber o Nobel de literatura em 1948.


Após sua morte, o livro, que você encontra aqui, foi utilizado para produzir um musical, que hoje é um dos mais famosos no West End e da Broadway.


Em 2019, Cats foi adaptado para o cinema, mas sofreu com as críticas e recepção negativa do público. Confira o trailer da peça abaixo:


7. Les Miserables

A obra, que já foi adaptada para a Broadway e está em uma lista aqui no blog sobre peças musicais que viraram filme, foi primeiro livro publicado por Victor Hugo, em 1862.


Conta a história de Jean Valjean, perseguido pelo policial Javert, após ser preso por roubar um pedaço de pão. O livro retrata questões como desigualdade e injustiças sociais, com um fundo histórico da sociedade francesa no século XIX. É um dos clássicos da literatura mundial, que você pode encontrar clicando aqui.


O musical na Broadway e ganhou 125 premiações teatrais, incluindo oito prêmios Tony. Confira o trailer abaixo.


8. O Médico e o Monstro (Jekyll & Hyde)

Um clássico da literatura mundial, escrito por Robert Louis Stevenson, sobre a história de um médico, o dr. Jekyll, criador de uma poção capaz de trazer à tona o lado obscuro de sua personalidade, vivendo ora como Jekyll ora como Hyde, o monstro.


Considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Frankenstein e Drácula, você pode conferir o livro clicando aqui.


A história foi adaptada para os palcos em 1997, com quatro indicações ao Tony Awards, mas não levou nenhuma. Confira o trailer abaixo:






9. Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate

A história já é conhecida: Willy Wonka é um grande inventor e abre as portas da fábrica de chocolate para quem achasse o bilhete de ouro em uma de suas barras de chocolate. Isso inclui Charlie Bucket e outras quatro crianças que embarcam nessa aventura que é conhecer a fábrica.


O livro já teve duas adaptações para o cinema, uma em 1971, e outra em 2005, com Johnny Depp no elenco e que foi indicado ao Oscar de Melhor Figurino.


Em 2017 foi para a Broadway e impressiona pelos efeitos especiais, como um elevador que voa pelo palco. O Brasil tinha uma montagem prevista para estrear em março de 2020, mas foi cancelado pela pandemia do coronavírus.


A peça está em uma lista do blog sobre filmes que se tornaram musicais. Assista ao trailer abaixo:


10. Once on this Island

A história é sobre Ti Moune, uma camponesa que salva um menino rico do outro lado de uma ilha do Caribe, Daniel. Os dois se apaixonam, mas ele deve se casar dentro de sua própria classe social. Por isso, precisam contar com a ajuda de Erzulie, a Deusa do Amor.


O livro é de Rosa Guy, que escreveu 15 romances e recebeu o prêmio Coretta Scott King e a citação do Livro do Ano pelo The New York Times. Não encontrei tradução para o Brasil.


Quando foi adaptado como musical, a montagem original recebeu 8 indicações ao Tony Awards, enquanto no West End, ganhou o Olivier Award de Melhor Novo Musical. Inclusive, uma curiosidade é que Once on this Island é um musical de um ato só. Confira o trailer abaixo:


11. Fun Home

Um uma autobiografia, Alison Bechdel, após contar à sua família que é lésbica, recebe a notícia de que seu pai morreu em circunstâncias que poderiam indicar um suicídio. Assim, é possível conhecer a vida dela e de seu pai em três fases diferentes.


Fun Home é um marco dos quadrinhos e das narrativas autobiográficas, sobre a cartunista Alison Bechdel, que aborda essa temática da sexualidade e relações familiares. Clique aqui para conferir o livro.


O musical foi vencedor de 5 Tony Awards, incluindo o de Melhor Musical. No blog já tem uma lista de musicais biográficos.


Confira o trailer abaixo.


12. Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812

Esse musical é uma adaptação do volume 2, parte 5 do livro Guerra e Paz?, de Tolstói. A obra, que você encontra aqui, acompanha o percurso de cinco famílias aristocráticas russas entre 1805 a 1820, em um cenário com tropas napoleônicas, batalhas, bailes da alta sociedade e vários conflitos.


A história do musical é focado entre Natasha, que visita Moscou enquanto aguarda a volta de seu noivo Andrei, mas é seduzida por Antole e sua posição na sociedade é arruinada. Ela encontra Pierre, que se torna sua única esperança.


Na Broadway, foi indicado a 12 categorias do Tony Awards. Confira o trailer abaixo.


13. O Homem de La Mancha

Uma obra já conhecida que conta a história de Dom Quixote de La Mancha. Miguel de Cervantes conta a história de D. Alonso Quijana, o verdadeiro nome de Don Quixote e suas aventuras, com Sancho Pança, um escudeiro que o ajuda a lutar e provar o amor de Quixote por Dulcinéia de Toboso.


É considerada a maior obra da literatura espanhola e você pode encontrar o livro aqui.


O musical na Broadway foi apresentado pela primeira vez em 1965 e ganhou cinco prêmios Tony Awads. No Brasil, a adaptação da peça estreou em 1972 e um revival em 2017, feita por Miguel Falabella.


Confira o trailer abaixo:


Agora me conta nos comentários quantos desses livros você já leu e quais dos musicais falta você assistir. Você já sabia sobre essas adaptações?

Transparência: Meu site faz parte do Programa de Associados da Amazon.com.br, que permite monetizar o blog com esses links.

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.

Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
google.com, pub-6502370055970501, DIRECT, f08c47fec0942fa0