top of page
  • Foto do escritorMatheus Dantas

THIS IS US | COMO A SÉRIE FOI CRIADA?

Atualizado: 12 de jan. de 2021

Com um dos meus seriados favoritos e com a estreia da 5ª temporada hoje, nesse post reuni algumas informações sobre como This is Us foi criada e produzida. Todos os sites de onde encontrei esses fatos estão linkados ao longo do texto e não tem nenhum spoiler da trama.

This is Us Como a série foi criada?

De filme para série


Dan Fogelman é o criador da série, que já havia escrito a série "Crazy Stupid Love" e as animações "Carros" e "Enrolados". Porém, como showrunner, ele já havia feito dois seriados que foram cancelados após duas temporadas.


Para esse novo trabalho, ele conta tinha a uma ideia de um longa-metragem, com cerca de 80 páginas já escritas sobre um grupo de irmãos (relatados alternadamente como sêxtuplos e óctuplos), chamado "36". Ele amava os personagens e a ideia, mas teve dificuldades de entender a história como um filme, em especial "para encontrar ponto do final, ou mesmo encontrar o 'final'". Relatando como algo perdido por 6 meses, foi uma das poucas coisas que escreveu e guardou.


Ao revisitar essas páginas, ele passou a pensar a história como série de TV, em vez de um filme, e se animou para escrever novamente, pois além de ser mais curto e estar quase pronto, ele não precisaria de fato de um final. Para ele, os personagens poderiam evoluir ao através de muitas histórias e as pessoas poderiam ver como a família cresce ao longo de vários anos.


Inspirações e referências


Fogelman conta que as principais inspirações foram a vida de seus amigos, ao notar que eles tinham cerca de 38 anos, com vidas completamente diferentes umas da outras: alguns solteiros e outros casados, com filhos pré-adolescentes; tinha os que estavam satisfeitos com suas carreiras e outros nem tanto; enquanto alguns haviam perdido pais e amigos, outros não tinham perdido nem um avô. A ideia surgiu, de fato, a partir desse ponto, que foi escrever sobre todas essas pessoas, exatamente da mesma idade e nascidas no mesmo dia.


Programa feito para a TV aberta


Em entrevista, quando questionado sobre a série ir para canal aberto ou fechado, o showrunner conta que não havia nada na série que gerasse uma necessidade para ser produzida em canal fechado, exceto a bunda do personagem Jack no piloto. Havia também alguns palavrões no script inicial, mas nenhum que fosse de fato engraçado ou parte integrante de algo maior. Embora seja mais "legal" estar em streaming ou cabo, Fogelman fala que tem uma sensibilidade mais popular e que gostava da ideia de pessoas poderem assistir a série mais facilmente.


O nome da série


O título "36" como pensado inicialmente para o filme não agradou aos produtores, afinal, se trata do episódio piloto e não da série como um todo. Com muitas dificuldades de escolher nomes (em todas as suas obras), ele comenta, em entrevista, que já até ouvia comentários como "Dan Fogelman sem título".


No pitching da série, ele sempre apresentava como programa sobre pessoas e um programa sobre nós, e nasceu a partir daí o nome "This is Us". Após o primeiro corte, ele inseriu o nome e esperava que as pessoas gostassem do piloto e se apegassem ao título, e foi o que aconteceu.


A escolha do elenco


Os atores foram perguntados sobre como ganharam o papel e como o programa mudou a vida deles.


Mandy Moore (Rebecca Pearson)

Mandy Moore as Rebecca Pearson This is Us

A atriz já havia participado de três pilotos, que não tiveram suas séries concluídas. Por isso, ela estava bastante animada com o roteiro This is Us, a qual já logo se identificou como Rebecca. Após um mês, ela recebeu uma ligação para fazer os testes com os atores do personagem Jack, seu par romântico, e conta que teve bastante química com o Milo. Mandy revela que se sente bastante feliz em relação ao número de pessoas que assistem, a como a série as ajuda a se manterem unidas, à sua própria maneira, além de ter uma segurança no emprego.


Milo Ventimiglia (Jack Pearson)

Milo Ventimiglia as Jack Pearson This is Us

Já conhecido de algumas pessoas envolvidas na produção, o ator fez uma audição para o papel de Jack. Ele conta que foi um processo fácil e que seu pai foi a maior influência para interpretar o personagem, como um homem apaixonado pela família, desejando dar ao filhos, não apenas teto e roupas, mas também lições a serem aprendidas. Milo conta que, ao sair nas ruas, muitas pessoas passaram a reconhecê-lo com mais frequência, e que a série abriu seu coração para mais humanidade, ajudando-o a entender sobre a vida ser difícil o suficiente.


Sterling K. Brown (Randall Pearson)

Sterling K.Brown as Randall Pearson This is Us

O ator já havia feito um filme com alguns produtores anos antes da série, o que levou a uma recomendação para conhecer Fogelman, o qual também já o conhecia por trabalhos anteriores. Ele conta que se sentiu bastante à vontade com o showrunner e que apreciava o projeto. Sterling fala que o programa cumpre algo que ele sempre acreditou: o poder da arte de transforma a vida; e isso se concretizou com as pessoas falando para ele sobre o quanto This is Us foi importante e terapêutico.


Chrissy Metz (Kate Pearson)

Chrissy Mets as Kate Pearson This is Us

Essa já é uma história bastante conhecida dos fãs da série, pois a atriz já deu entrevistas falando sobre suas dificuldades financeiras antes de This is Us, quando sua conta bancária tinha 81 centavos, com dívidas no cartão de crédito ganhando juros, e morando com sua amiga, sem ter condições de pagar o aluguel. Por isso o seriado foi uma grande oportunidade, além de falar sobre a importância de seu papel que trata de questões ligadas ao peso, a inadequação na sociedade e relacionamentos co-dependentes.


Justin Hartley (Kevin Pearson)

Justin Hartley as Kevin Pearson This is Us

O ator recebeu alguns roteiros e, quando leu o piloto de This is Us, pediu a seu agente para fazer o teste, cujo texto era uma explosão de Kevin, prestes a ter um colapso nervoso. Para ele, o personagem era mais engraçado, procurando por respostas, do que de fato alguém com problemas mentais, o que conquistou os produtores na audição. Justin conta que assistiria todos os episódios, ainda que não estivesse na série, e que o programa o ajudou a perceber a necessidade de se lembrar sempre dos pequenos momentos.


Estreia e recepção do público


Normalmente os trailers de novas séries não costumam ser mídias viriais em si, mas o de This is Us, em maio de 2016, foi uma exceção, com dezenas de milhões de visualizações combinadas no Facebook e YouTube, ultrapassando "Star Wars: The Force Awakens". Uma das coisas mais comentadas foi a bunda do ator Milo Ventimiglia também.

A estreia aconteceu em setembro de 2016 e atraiu uma audiência no mesmo dia de 10 milhões, além de bastante publicações nas mídias sociais, o que fez a NBC comprar a temporada completa no dia seguinte. Os números de visualizações foram crescendo ao longo dos episódios.


Após o término da primeira temporada, “This Is Us” se manteve como a nova série mais assistida da temporada da época. O elenco também colheu as recompensas dessa popularidade, supostamente ganhando bônus de $250.000 cada um.


Agora me conta: você já sabia como a série foi criada? Está animado para a estreia da 5ª Temporada?

 

Torne-se membro do blog para me ajudar, clicando em Registre-se no topo dessa página, e poder comentar. Não se esqueça de compartilhar esse post com alguém que possa gostar.

Você pode acompanhar minha rotina e jornada como artista no Instagram, alguns vídeos no TikTok, ver meus pins e pastas no Pinterest e outras coisas aqui no Twitter. omatheusdantas_ em todas as redes sociais.

4.874 visualizações1 comentário
bottom of page